CuriosidadeHardware

Grafeno: o futuro da tecnologia

O que é o Grafeno?

      O grafeno foi descoberto pelos pesquisadores Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, na Inglaterra no final de 2004. A importância da descoberta como condutor foi tão grande que a dupla levou o premio Nobel de Física em 2010.
Sendo derivado do carbono, é o material mais fino e mais condutor descoberto até o momento. Além de sua condução de eletricidade e espessura, o grafeno possui uma resistência incrível, sendo 100 vezes mais resistente que o aço.

Como o grafeno pode ajudar na tecnologia?

Cientistas apontam para o Grafeno como a tecnologia que irá mudar o rumo dos eletrônicos. Alguns dos motivos:

  • Com o Grafeno será possível fazer cabos com velocidade de transmissão centenas de vezes maior que as tecnologias atuais, aumentando assim a velocidade da internet, deixando ela em uma velocidade inimaginável.
  • Já foi desenvolvido uma antena de grafeno capaz de transmitir 1 tera de dados por segundo a uma distância de 1 metro.
  • Estão usando o grafeno para a melhoria de baterias em aparelhos diversificados. O grafeno ‘suga’ uma quantidade de energia muito mais rápido que os materiais usados em baterias atualmente.
  • O grafeno pode ainda fazer DIVERSOS papeis no mundo da tecnologia, aumentando resistência, velocidade, potência e etc.

Participação do Brasil na pesquisa do grafeno

bcefef5eb5

                                  mackgraphe.mackenzie.br

Apesar do nosso país ficar atrás de muitos outros, quando o assunto é tecnologia, existe atualmente investimentos nessa área de nanotecnologias. O primeiro centro de pesquisa de nanotecnologias, focado no grafeno, será inaugurado ainda em 2016 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Convidado
Estamos aqui para semear conhecimento, seguindo sempre os princípios de que "Conhecimento foi feito para ser partilhado e não guardado". Agradecemos oportunidade de estar aqui, abraço!

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0 %