Curso de análise e projeto de sistemas

Curso de Modelagem Orientada a Objetos com a segunda versão da linguagem UML

O material aqui disponibilizado corresponde a um curso de análise e projeto de sistemas, focado em modelagem orientada a objetos com a segunda versão da linguagem UML. É usado atualmente na disciplina Análise e Projeto de Sistemas, do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, onde o autor atua.

O material é voltado a docentes que poderão usá-lo em cursos de graduação ou pós-graduação.

Estão disponíveis os slides de 23 aulas, que podem produzir diferentes configurações, desde um curso introdutório de 30 horas (não utilizando o material todo, é claro) até um curso de 90 horas. Na seção ‘planos’ discutem-se possíveis configurações de curso.

 É baseado em um conjunto de princípios. Primeiro, de produzir modelagem essencialmente diagramática, fugindo tanto quanto possível de descrição textual. Segundo, de explorar ao máximo a expressividade da segunda versão da linguagem UML, padrão internacionalmente adotado. Terceiro, de ter a preocupação de chegar ao código, isto é, simplesmente produzir diagramas sem o compromisso com um programa que opere adequadamente é considerado inadequado.

O curso aborda quatro questões fundamentais:

1 – Noções básicas de modelagem para tornar claro o que é modelagem orientada a objetos e, principalmente, para que modelar;

2 – Apresentação da linguagem UML, versão 2;

3 – Etapas do procedimento de modelagem (o que inclui uma etapa de implementação);

4 – avaliação de consistência e de qualidade do que é produzido ao longo das etapas.

 Além dos slides das aulas, outros materiais estão disponíveis, como exemplos e suporte para desenvolvimento.

Link para acesso ao curso:

https://www.inf.ufsc.br/~ricardo/modelagem_orientada_a_objetos/