Ubuntu 15.04 está liberado

instalar-ubuntu-1504-vivas-vervet

Para os ansiosos, depois de seis meses de espera, um beta e um monte de pequenas alterações, a versão final do Ubuntu 15.04 está pronto e disponível para você baixar. 

Correções de bugs, melhorias na usabilidade e uma nova porção de softwares atualizados é o resultado do trabalho da Canonical e de milhares de colaboradores do Ubuntu, a nova versão vem mais polida do que nunca.

Vamos mergulhar e ver o que há de novo no Ubuntu 15.04.

Ubuntu 15.04 – Novos Recursos

Systemd

“Você pode notar uma mudança na velocidade de inicialização [por causa da Systemd] … ‘

A mudança na inicialização do Ubuntu 15.04 é a implementação dosistema de inicialização Systemd como sistema de inicialização no lugar do SysV.

Este é o software que inicializa, primeiro durante a inicialização, e lida com o carregamento dos vários módulos e processos de fundo de um sistema operacional.

Implementado em distribuições como Fedora e CentOS o systemd oferece uma gama maior de recursos, mas existem forte opositores a ele. Entre as inumeras preocupações, uma se destaca; a sua complexidade, isso o torna sujeito a muitos erros.

Quando Debian, a distribuição Linux em que Ubuntu é baseado, optou por adotar Systemd Ubuntu compreensivelmente seguiu sua distro mãe. Incluído como um fallback no GRUB é usado para controlar as sessões de usuário. Possivelmente alguns usuários vão notar uma ligeira alteração na velocidade de inicialização dependendo de sua configuração.

Unity 7.3

Localmente Menus integrados são Agora Padrão

O ambiente de desktop Unity usado por padrão no Ubuntu 15.04 recebe um punhado de pequenas melhorias, a maioria visam corrigir bugs.

A principal delas talvez seja a ativação por padrão dos Menus Integrados Localmente (LIM, na sigla em inglês), menus de aplicativo agora pode ser definido como ‘Sempre mostrar’.

Sim; você não tem mais que levar o mouse para o topo da tela para mostrar as opções ‘Arquivo’, ‘Editar’, ‘Ajuda’, etc menus – não se você não quiser.

Outras melhorias no Vivid Vervet incluem uma correção para mostrar os elementos de sobreposição (HUD, traço, etc) ao longo de janelas em tela cheia e pequenos ajustes na velocidade de login e logout animações.

Compiz 0.9.12

As mudanças que ele recebe são modestas correções de bugs e compatibilidade com ambientes de trabalho alternativos.

Ubuntu Linux Kernel 3,19

Ubuntu 15.04 vem com uma versão modificada do 3.19.3. Podemos esperar mais algumas atualizações para as mais recentes versões do patch 3.19.x logo após o lançamento.

Atualizações de aplicativos

music-Rhythmbox

Você também vai encontrar muitas versões atualizadas dos aplicativos padrão do Ubuntu, incluindo o mais recente navegador Firefox e o cliente de e-mail Thunderbird, uma nova versão do leitor de música Rhythmbox além de um player de vídeo Totem totalmente renovado.

  • LibreOffice 4.4
  • Firefox 37
  • Thunderbird 31.6
  • Shotwell 0.20.2
  • Nautilus 3.14.2
  • Evince 3.14.2
  • Rhythmbox 3.1
  • Totem 3.14.1
  • GNOME Terminal 3.14

Novo Wallpaper padrão

área de trabalho suru wallpaper ubuntu vívido

A escolha padrão do papel de parede do Ubuntu é irrelevante para alguns, e até relevante para os outros. Mas é bom a Canonical caprichar, afinal de contas: as primeiras impressões contam.

Ubuntu Make

Depois de ter sido formalmente apresentado na liberação de outubro do ano passado o ‘Ubuntu Developer Tools Center’ passou por uma série de mudanças para Vivid e foi renomeado, agora é o memorável  ‘Ubuntu Make’. 

Ubuntu Make simplifica o processo de instalação de uma série de ferramentas para desenvolvedores, editores, bibliotecas e kits de desenvolvimento de software, incluindo o SDK Android, IDEA, PyCharm, e o novo Firefox Developer Edition.

Melhorias na forma como os gerentes de biblioteca se comportam agora permite que várias bibliotecas do sistema possam ser executados e utilizados sem conflito.

Consideração Final

‘Ubuntu 15.04 brilha … um exemplo brilhante de um desktop que funciona para o usuários final’

Ubuntu 15.04 é um sistema operacional seguro e adequado para os recém chegados ao Linux, mas conta com muitos extras convenientes para atrair desenvolvedores.

Vale lembrar que com um período de suporte de apenas nove meses e com quase todas as melhorias disponíveis  para o Ubuntu 14.04 LTS através de atualizações, a verdade é que os usuários que estão na versão LTS atual não tem motivos para atualizar.

Mas para os entusiastas que querem a versão mais recente e para desenvolvedores que precisam dos últimos pacotes e bibliotecas para trabalhar, Ubuntu 15.04 Vervet Vivid possui muitos aspectos positivos.

Baixar Ubuntu 15.04 “Vivid Vervet”

Baixar Ubuntu 15.04 Vervet Vivid

Alternativamente, você pode obter o seu download mais rápido usando os torrents abaixo.

Ubuntu 15.04 (64bit) Torrent

Ubuntu 15.04 (32bit) Torrent

Para atualizar o Ubuntu 14.10 para Ubuntu 15.04 você vai receber uma notificação perguntando se deseja atualizar em algum momento nas próximas 48 horas. Você pode verificar a atualização a partir da linha de comando (em 14.10) usando;

sudo do-release-upgrade