Qual sua velocidade de internet?

As operadoras de internet, especialmente as que oferecem serviços de banda larga no Brasil, divulgam planos com velocidades medidas em “mega”.

A questão é que esse “mega” não é exatamente o que parece.

Ao ouvir essa palavra, o consumidor pode pensar que, por exemplo, fará downloads com uma velocidade de 10 megabytes por segundo. Mas não é bem isso que acontece.

A unidade de medida de transmissão de dados é o megabit.

Atente-se especialmente ao B maiúsculo na sigla MB e ao minúsculo na abreviação Mbps. O termo “mega” é apenas um prefixo que significa “um milhão” e não quer dizer nada sozinho.

Da mesma forma que Kilo (Kilograma, Kilômetro, Kilobyte, KiloHertz)

Vamos manter o foco nos bits e bytes. Um byte é composto por oito bits. Ou seja, por conta disso, a internet da sua casa é oito vezes mais lenta do que você imagina se você estiver pensando em megabytes, unidade de grandeza mais comum na web.

O linguajar técnico usado pelos provedores de internet está correto, porém, ele pode causar essa confusão de conceitos.

Vale notar que, na grande maioria das vezes, a sigla Mbps está presente nas peças publicitárias.

Por exemplo, com uma internet de 10 Mbps, você poderá fazer downloads a, no máximo, 1,25 MB a cada segundo. Já em uma rede de fibra óptica de 50 Mbps, os arquivos poderão vir da web a, aproximadamente, 6,125 MB por segundo.

Você pode usar esta calculadora online gratuita para conferir qual é a velocidade real que a sua operadora de internet está oferecendo na sua assinatura mensal.

Velocidade em Mbps Download de MB por segundo:
1 ~ 0.125
2 ~ 0.25
10 ~ 1.25
20 ~ 2.5
30 ~ 3.75
50 ~ 6.25

Uma situação de uso em que é possível verificar o máximo de taxa de transferência de dados é o download jogos na plataforma Steam. Por exemplo, o Dota 2, que tem tamanho de 12 546 MB, leva, pelo menos, 1 hora e 25 minutos. Confira os valores abaixo.

Velocidade Tempo de download:
1 Mbps  – 27 h 52 min
2 Mbps – 13 h 56 min
10 Mbps – 2 h 47 min
20 Mbps – 1 h 23 min
30 Mbps – 0 h 55 min
50 Mbps – 0 h 33 min

Apesar da confusão causada pelo uso da palavra “mega” pelas operadoras, um levantamento recente da associação Proteste, mais da metade dos brasileiros que assinam algum plano de internet banda larga afirmam não receber a velocidade contratada.

Via Exame