Publicidade em dispositivos móveis vai bombar em 2015!

Já temos no Brasil mais de 250 milhões de linhas telefônicas móveis ativas, das quais aproximadamente 70 milhões são de smartphones, ou seja, dispositivos móveis, que oferecem uma quantidade enorme de recursos, substituindo, muitas vezes, o desktop e o notebook, devido ao seu tamanho, sua agilidade e praticidade no dia a dia.

Além de serem dispositivos bastante versáteis, os smartphones também encerram em si um grande potencial, o da publicidade. Como estão com seus proprietários praticamente 100% do tempo, se tornam os veículos mais cobiçados pelas empresas para uma comunicação direcionada e bem feita. É o que demonstra uma pesquisa da empresa Zenvia, que diz que 70% dos usuários de celulares já receberam algum tipo de propaganda no celular e que 52% dessas pessoas considera esta uma experiência positiva.

Essa comunicação já vem sendo explorada e tem capacidade para se tornar o principal canal de comunicação entre marcas e clientes, competindo forte até mesmo a publicidade feita para computadores e televisão. Essa tendência está mais próxima do que você imagina, sendo assim preparamos este post para que você entenda agora por que a publicidade em dispositivos móveis vai bombar em 2015!

Melhor custo X tempo

A publicidade em dispositivos mobile possui uma característica bastante atrativa para as empresas, que é o alcance. Você pode atingir um número gigantesco de pessoas ao mesmo tempo, com os mesmos recursos, o que otimiza seu orçamento de marketing digital e garante maior produtividade para sua equipe. De acordo com a empresa e-Marketer, em 2015 esse tipo de propaganda deve receber um aumento de 50% nos investimentos, ou seja, as empresas já perceberam a importância de se estar no universo mobile para atingir o público-alvo com maior eficácia.

“52% dos usuários de celular que já receberam publicidade no dispositivo consideraram esta uma experiência positiva.”

Maior praticidade

A propaganda no celular é prática e, quando bem planejada, surte efeitos rápidos, já que os usuários de smartphones costumam consultar os seus aparelhos muitas vezes ao dia. Isso mesmo, são inúmeras oportunidades para que você chegue ao seu cliente e possa convencê-lo de que sua empresa é a melhor e mais preparada para atender às necessidades enfrentadas por ele. Além disso, com a automação das ações, é possível despreocupar-se com o trabalho braçal e acompanhar os resultados com calma e tranquilidade.

Alto nível de personalização

Podemos considerar que um smartphone é um dispositivo bastante pessoal, até íntimo, pois contém boa parte da vida do usuário que o possui. Sendo assim, ao conhecer os hábitos de consumo, preferências, comportamentos e atitudes do seu cliente, fica mais fácil personalizar sua propaganda mobile para que ela se torne exclusiva para aquela pessoa, demonstrando o quanto sua empresa está empenhada em oferecer as melhores soluções.

Ações em tempo real

Já imaginou poder enviar uma promoção exclusiva para um cliente que não vai a sua loja há algum tempo através da propaganda mobile? Pode ser por meio de um banner, um pop-up, um SMS… As possibilidades são infinitas, e você pode aproveitar cada momento para lembrar ao seu cliente que sua marca está ali, pronta para ajudá-lo. Com recursos de geolocalização, você consegue atingir os clientes que estão mais próximos, convidando-os para uma liquidação, oferecendo um cupom de desconto para ser utilizado nas próximas duas horas ou ainda convidando-o para conhecer um novo produto, já que ele está tão próximo.

Vídeos e outros recursos multimídia

Assim como nos computadores, os smartphones proporcionam uma facilidade que é a utilização de diversos recursos de mídia para encantar e envolver o cliente. Este é o caso dos vídeos, das músicas, dos textos, das imagens. Integrando todos estes recursos, fica mais fácil atrair a atenção do cliente e fazer com que ele invista alguns segundos ou até minutos na sua propaganda.

Vídeos: eis o rei da propaganda nos celulares em 2015! Completo, bem estruturado, com o poder de reter a atenção das pessoas quando bem elaborado, o vídeo será uma das armas mais poderosas de mobile marketing não só em 2015 como nos próximos anos. O crescimento previsto para esta estratégia, entre 2013 e 2018 é de nada menos do que 69%, de acordo com o Cisco Visual Networking Index, ou seja, em apenas cinco anos os vídeos devem tomar conta de toda a publicidade mobile.

Banners — desde que bem usados!

Os banners certamente continuarão na jogada, mas lembre-se de usá-los bem: muitos usuários de celulares não apreciam esse tipo de intervenção, pois diversas vezes os banners costumam aparecer no meio de jogos, no momento em que se está acessando um aplicativo, e acabam atrapalhando a navegação — algo que é inaceitável em um ambiente em que a dinamicidade e a facilidade de manuseio são essenciais.

Mídias sociais

As propagandas mobile também estarão em peso nas mídias sociais, considerando o tempo que os usuários de smartphones passam nessas plataformas. Este será um dos grandes investimentos de 2015 e promete trazer fartos retornos para as empresas que apostarem nele.

E então, o que te resta fazer?

Estar atento às novas tecnologias e tendências do mercado mobile, bem como investir em estratégias e ferramentas para conhecer cada vez mais o seu público-alvo, seus comportamentos, hábitos e preferências é uma premissa básica para que você se mantenha competitivo no mercado e tenha cada vez mais sucesso.

O investimento em publicidade é uma parte importante da sua estratégia de negócios, desta forma, ter um bom planejamento de mídias e considerar possíveis inovações ao longo do ano permitirá que você tenha tempo e recursos para criar ações condizentes com o que o mercado está pedindo, afinal, tanto o segmento de tecnologias quanto o de marketing digital têm se mostrado bastante criativos e ágeis no desenvolvimento de novas soluções tanto para agências quanto para empresas que desejam investir em propaganda no celular.

Lembre-se de que os formatos otimizados de propaganda no celular estarão em alta, e para tanto é preciso também investir em inteligência de negócios para aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado a fim de levar para os seus clientes estratégias que estejam de acordo com cada tipo de negócio e objetivos.

O mobile já faz parte da sua estratégia? Como está se preparando para os novos desafios de 2015?

Via: sambaads.com.br