Anunciado navegador Microsoft Edge

Foi anunciado hoje quarta feira (29/04/2015) durante a Build, conferência para desenvolvedores que acontece em San Francisco, o novo navegador Microsoft Edge, o navegador era conhecido o até hoje como Project Spartan. O Microsoft Edge tem a missão de substituir o Internet Explorer como navegador padrão do Windows 10, novo SO da MS que será lançado no segundo semestre de 2015.

edge-2

Esperamos que durante o evento que acontece até sexta (1º de maio) seja anunciado a data oficial de lançamento para o Windows 10. O sistema assim como o navegador tem tido muitas criticas positivas, podendo rapidamente desbancar todos seus antecessores já que ele será gratuito mesmo para quem não possui uma licença original.

O Microsoft Edge carrega o nome de seu motor de renderização, EdgeHTML. Entre as novidades do navegador estão a integração nativa com a assistente pessoal Cortana; a interface minimalista, que segue a tendência iniciada com o Chrome; e recursos como anotações à mão e modo de leitura.

microsoft-edge-barraedge-3microsoft-edge-logo

A Cortana terá diversas utilidades no Microsoft Edge. Ao digitar “previsão do tempo”, as condições climáticas locais serão exibidas diretamente na barra de endereço. Se você estiver acessando o site de um restaurante, por exemplo, dá até para perguntar à Cortana as instruções para chegar até o endereço desse estabelecimento, essas novidades já estão confirmadas pelo menos nos Estados Unidos. Possivelmente estes recursos estarão disponível em terras tuiniquins.

O novo navegador suportará extensões portadas do Chrome e Firefox. Não sabemos como funcionará ao certo, mais acredito que irá atrair muito fans da MS.

Microsoft Edge não terá suporte aos incômodos plugins ActiveX. Mas Internet Explorer, continuará disponível como um navegador secundário no novo sistema operacional, e empresas que ainda dependem de tecnologias antigas poderão usá-lo.

Está é uma publicação original e está disponivel em Ciencia da Computacao e Prokapa Tecnologia