Finalistas disputam prêmio nacional da ‘Copa do Mundo da Tecnologia’

Evento em Curitiba define vencedores da edição brasileira da Imagine Cup. Premiados nesta quarta (8) devem disputar a competição mundial, nos EUA.

Curitiba recebe nesta quarta-feira (8) a final da etapa brasileira da Imagine Cup 2015, conhecida como a Copa do Mundo da Tecnologia. O evento é promovido pela Microsoft e visa premiar projetos nas categorias Inovação, Jogos e Cidadania. Os vencedores devem participar da etapa mundial da competição, nos Estados Unidos, em julho.

A competição avalia projetos de estudantes de todo o país. Em edições anteriores, projetos desenvolvidos no Brasil tiveram destaque na competição mundial. “Tivemos campeões mundiais, segundos lugares. O Brasil tem um legado super forte, principalmente pela característica criativa dos jovens”, avalia o diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil, Richard Chaves.

Na edição brasileira de 2015, foram mais de três mil equipes participantes – cada uma com média entre quatro e seis componentes. Destas, restam nove finalistas – três em cada categoria. Os vencedores serão conhecidos em evento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a partir das 17h.

Desde a primeira edição, em 2003, a estimativa é de que 200 mil estudantes brasileiros tenham participado da Imagine Cup. Para entrar no concurso, a idade mínima é de 16 anos, mas não há limite máximo. A única exigência é estar estudando. “Queremos apresentar para os estudantes como a tecnologia pode ajuda-los a mudar o mundo”, explica o diretor.

Dentre os projetos que passaram pela Imagine Cup, o diretor da Microsoft lembra do projeto de um estudante do Recife (PE), que tinha por objetivo ajudar um amigo com deficiência auditiva. “Ele montou um programa de tradução de linguagem de sinais e foi campeão munidal da Imagine Cup. Ele abriu uma empresa que foi apoiada pelo nosso programa de startups e hoje essa é uma empresa madura, que fornece para vários clientes”, destaca Richard Chaves.

Outro exemplo de projeto vencedor na competição mundial é de um game para Xbox desenvolvido em 2011 por estudantes de Curitiba. O jogo de estratégia tinha por objetivo controlar personagens que inspiram outros personagens a aderir ao voluntariado.

Além da oportunidade de desenvolvimento de um negócio, a competição mundial ainda deve distribuir US$ 50 mil para os vencedores de cada categoria.

Equipe de Curitiba venceu o prêmio mundial da Imagine Cup em 2011 (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)Equipe de Curitiba venceu o prêmio mundial da Imagine Cup em 2011 (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)