Descobrindo Arduino

O que é?

É uma placa de prototipagem voltada ao uso da eletrônica e física computacional que pode ser reescrita por software. Ela pode ser usada de diversas formas: unindo  sensores, shields, interruptores, leds, motores e outros acessórios. O desenvolvimento de projetos é feito através uma IDE de código livre, que é disponibilizado de forma gratuita no
site da própria Arduino.

Porque usar Arduino?

Existem vários tipos de microcontroladores e placas voltados para o desenvolvimento da física computacional. Basic Stamp Parallax, Phidgets, Handyboard são algumas delas, porém são complicadas para desenvolver, criar protótipos, realizar algum projeto de forma ágil. Por isso a Arduino tem larga vantagem sobre as concorrentes. Abaixo está uma lista mostrando como vale a pena usar Arduino em seu projeto.

  • Barato – A maioria dos modelos são de custo relativamente baixo em comparação com as suas concorrentes, custando em média  50USD.
  • Multiplataforma – O desenvolvimento pode ser feito em Windows, Linux e Mac.
  • Software Livre – O software Arduino é publicado como ferramenta de código aberto. Utilizando bibliotecas da linguagem C++ para expandir o desenvolvimento de sua aplicação.
  • Hardware Livre – O Arduino é baseado em Atmel ATMEGA8 e ATMega168 microcontroladores dando uma enorme escalabilidade em prototipação.

Traduzido e adaptado via arduino.cc