Olá meus amigos, sejam bem vindos ao nosso 1 módulo do curso de Java com JBDC.

O que é JDBC ?
JDBC significa J ava D ata b ase C onnectivity, que é uma API Java padrão para conectividade independente de banco de dados entre a linguagem de programação Java e uma grande variedade de bancos de dados.

A biblioteca JDBC inclui APIs para cada uma das tarefas mais comuns associados com o uso de banco de dados:

  • Fazendo uma conexão com um banco de dados
  • Criando instruções SQL ou MySQL
  • Executando o SQL ou consultas no banco de dados MySQL
  • Visualizando e Modificando os registros resultantes

Connection:
É nele que ficam armazenadas as informações da sua conexão com o banco.

DriverManager:
Abrir uma conexão com um banco de dados. A classe DriverManager é responsável por se comunicar com todos os drivers que você deixou disponível.

Quando getConnection é chamado, o DriverManager tentará localizar um driver   adequado que será carregados na inicialização.

1
Exemplo do Connection e DriverManager

 

Class.forName – Esse sem dúvidas é o comando principal. É através dele que estamos chamando o driver JDBC e carrega dinamicamente arquivo de classe do driver na memória.

Exemplo Class.forName
Exemplo Class.forName

Padrão de Projeto Dao
O padrão DaoData Access Object é um padrão de projeto que abstrai e encapsula os mecanismos de acesso a dados escondendo os detalhes da execução da origem dos dados.

Este padrão permite criar as classes de dados independentemente da fonte de dados ser um BD relacional. Para isso, ele encapsula os mecanismos de acesso a dados e cria uma interface de cliente genérica para fazer o acesso aos dados permitindo que os mecanismos de acesso a dados sejam alterados independentemente do código que utiliza os dados.

Exemplo Dao – Data Access Object
Exemplo Dao – Data Access

Atenção galera, não esqueçam de comentar… Estarei respondendo todos! Abraço..