Sendo criativo em seu local de trabalho



Alguma vez você já encontrou a inspiração criativa que estava procurando no momento mais inesperado, ou pensou que estava tendo essa epifania de resolução de problemas tão esperada assim que você cochilou, ou  dormiu?

A seguir estão algumas dicas sugeridas pelos neurocientistas John KouniosMark Beeman para libertar o seu potencial criativo – tanto em casa como no trabalho.

Expanda seus horizontes … literalmente
Escritórios sem janelas, tetos baixos e estreitos corredores inspiram pouco os nossos cérebros e não nos fazem pensadores criativos e flexíveis.

A cor é fundamental
Cores relaxantes , tais como azul e verde contribuem para a inspiração e concentração. Cores de “emergência” como a vermelha e a laranja não ajudam nossas mentes no quesito: “criatividade”. Surpreendentemente, as cores escuras e a iluminação fraca também podem ser benéficas: obscurecendo detalhes visuais ajudam as pessoas a pensarem de forma mais abstrata.

Mexa-se
Entornos estáticos incentivam o pensamento estático. Não seja previsível. Às vezes, você deve alterar as rotinas diárias, tais como onde você vai ou o seu caminho para o trabalho. Reorganize seus móveis e decoração de vez em quando, em casa e no seu local de trabalho. Realize reuniões em uma variedade de lugares, pois, isso aumenta sua interatividade social.

Abraçar a diversidade
Certifique-se de incluir alguns “inconformados” em seu círculo interno. Os inconformados tendem a ser maus pensadores e sua perspectiva única pode ajudá-los a sanar um problema de um ângulo diferente.

Cumpra o prazo
Um prazo incomum  vai diminuir o seu pensamento e inibir o seu insight (capacidade de entender verdades escondidas). Tente usar prazos suaves e um horário flexível para estabelecer um prazo, estabeleça um período de tempo tranquilo. Recompensas e punições para a pontualidade ou falta de prazos, se necessário a punição deve ser leve para que não se tenha uma pressão adicional significativa.

Não se preocupe, seja feliz (isso é uma ordem)
A perspectiva positiva vai ajudar a estimular uma mente mais aberta, que pode processar um maior número de idéias. Se você se esforçar para pensar, será mais feliz no que for executar em sua vida, tente concentrar nas pessoas e coisas que lhe trazem alegria. Pois já dizia o grande Pasteur “A sorte favorece a mente feliz”.

Mudança de direção
Quando você estiver preso a um problema, faça uma pausa para fazer ou pensar em algo muito diferente. Exponha-se a uma variedade de pessoas e lugares. Ouvir música ou assistir a um filme agradável, exposição de arte ou caminhar. Jogar um jogo, dançar, fazer ioga, ou ler algo divertido.

Tire uma soneca de gato
Nós sabemos o quão é importante o sono para que nossos pensamentos cognitivos tenham mais rendimento. A mente privada de sono é uma mente fraca, cansada e estagnada, a falta de sono é uma assassina para a criatividade. O sono longo também ajuda a promover a descoberta de conexões ocultas entre as idéias.

Encontre o seu horário de pico do dia e trabalhe no horário oposto
Reduzindo o foco abre a sua consciência para associações remotas que não vêm para você quando você está se sentindo afiado. Se você é um gavião adiantado, você deve tentar fazer o seu trabalho criativo à noite. Se você é uma coruja da noite, tente pela manhã.

Faça o que for preciso para reduzir a ansiedade
Talvez a única coisa mais importante a lembrar é que o seu estado mental pode mudar. Demora um tempo para aprimorar uma mentalidade perspicaz. Experimente  agendar espaços ininterruptos de tempo para relaxar, o pensamento criativo começa dessa maneira. Desligue o telefone, esqueça o seu relógio e deixe as idéias abstratas e impressões vagas irem para longe.

Fonte: CNN.
Texto adaptado.