Dicas de ouro Battlefield 4

“Battlefield 4: como jogar online e mandar bem no modo multiplayer”

Battlefield 4 acaba de ser lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, com versões a caminho para o lançamento do Xbox One e PlayStation 4, e jogadores já podem se preparar para muitas novidades no multiplayer online. Porém, é importante entender algumas coisas sobre as partidas de BF 4 e por isso separamos essas pequenas dicas para ajudar a como jogar Battlefield 4 on e offline.

Battlefield 4: confira o guia completo para mandar bem no popular FPS

Entrar em um esquadrão em Battlefield 4 pode ser muito vantajoso (Foto: GameInformer)Entrar em um esquadrão em Battlefield 4 pode ser muito vantajoso (Foto: Divulgação)

Comece no modo “Cada equipe por si”

Seja você um novato ou um jogador das antigas versões de Battlefield, começar no modo “Cada equipe por si” é uma boa ideia. O jogo recebeu algumas boas mudanças em sua jogabilidade, que podem levar algum tempo para serem assimiladas.

Aproveite algumas partidas no modo mata-mata para se acostumar com os comandos e mapas. Quando sentir-se pronto para um desafio maior, pule para o seu modo favorito.

Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução) (Foto: Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução))Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução)

Seja discreto

Diferentemente do modo campanha, onde é possível andar pelo meio dos cenários distribuindo tiros em centenas de soldados inimigos, o multiplayer requer um pouco mais de cuidado e atenção.

Evite ao máximo andar pelos caminhos mais óbvios dos mapas, assim como atirar de maneira desnecessária ou enfrentar inimigos cara a cara. Quanto mais discreto você conseguir ser, mais chances de pegar um adversário desprevenido você tem.

Vá com calma no gatilho

Como na grande maioria dos FPS, as armas de BF4 têm temperamentos diferentes, incluindo o impacto durante os tiros, que termina alterando um pouco o trajeto das balas.

Na hora de atirar, use rajadas curtas, com leves toques no gatilho do seu controle. Isso permitirá que você compense o coice da arma, ajustando a mira em relação ao alvo.

Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução) (Foto: Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução))Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução)

Fique com a sua arma favorita

A variedade de armas e equipamentos proporcionados pelas diferentes classes pode ser tentadora, mas você vai precisar se controlar. As armas ganham novas miras, canos e acessórios conforme são usadas, deixando-as mais poderosas.

Se você optar por trocar de arma o tempo todo, será complicado melhora-la, já que a experiência obtida terminará dividida entre as diversas usadas. Uma boa dica é escolher a arma com qual joga melhor, e usá-la até que uma boa quantidade de acessórios esteja desbloqueada.

Estude os mapas

Logo nos primeiros minutos de jogo, é ideal que você fique atento aos diversos caminhos disponíveis nos mapas. Experimente todas as possibilidades e tente decorar os métodos mais efetivos para o seu estilo de jogo. Isso irá te ajudar na próxima vez em que for jogar no mapa.

Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução) (Foto: Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução))Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução)

No modo Conquista, foque nas bandeiras

O modo Conquista de Battlefield 4 é um dos favoritos dos jogadores, já que envolve mais estratégia e o uso de veículos. Apesar dos diversos alvos dando bobeira na tela, como tanques ou jipes, tenha como foco a viagem rápida entre as bandeiras.

Isso te deixará fora de confusões e garantirá mais pontos com a captura dos objetivos. Claro, sempre que necessário, enfrente os seus inimigos para fazer mais alguns pontinhos.

Use a facada

A facada de Battlefield 4 é sem dúvidas a forma mais rápida, silenciosa e eficiente de eliminar um oponente. para executa-la, basta se aproximar de um inimigo e pressionar o analógico direito do controle.

Agora também é possível evitar uma facada, contra-atacando com outra. Se você conseguir reagir rápido o bastante, pode revidar o ataque do inimigo.

Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução) (Foto: Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução))Battlefield 4: dicas para começar no modo online do game (Foto: Reprodução)

Entrar em um esquadrão é vantajoso

Por ser um título mais voltado para combates entre times é difícil extrair o máximo de Battlefield 4 jogando sempre por conta própria. Além da companhia, estar em um esquadrão (squad) pode ser muito vantajoso. É possível ganhar mais pontos auxiliando seus aliados do que matando inimigos e você ainda ganha a oportunidade de ressuscitar próximo a um companheiro após ser morto, ao invés de voltar para a base.

Quem não se comunica se trumbica

Como dito, BF4 se foca em combates entre times e para seu esquadrão funcionar bem você precisa se comunicar com eles. Se tiver um headset, tente deixar a timidez de lado, comunique-se rapidamente com frases rápidas. Caso não tenha um headset, há opções de frases pré-prontas para pedir munição, energia ou reparos aos seus companheiros. Eles ficarão felizes em ajudar, pois como dito acima, é vantajoso.

Escolha uma classe que seja adequada à situação (Foto: Divulgação)Escolha uma classe que seja adequada à situação (Foto: Divulgação)

Encontre uma classe útil

Ao chegar em uma partida, evite escolher qualquer classe, ou mesmo sua classe favorita, e partir para a ação. Experimente tomar alguns instantes do seu tempo para observar a partida, veja qual o objetivo e como seu time está jogando. Cada classe tem sua função específica e algumas delas podem não ser úteis dependendo da situação.

Siga o objetivo

Veja qual o objetivo da partida e ajude seu esquadrão a realizá-lo. Pode parecer algo óbvio, mas é muito comum em títulos voltados para combate entre times que alguns jogadores simplesmente resolvam fazer qualquer coisa que os divirta, independente de qual o objetivo do time, muitas vezes prejudicando o coletivo. Se jogadores demais resolverem bancar o Rambo ou acampar com um rifle Sniper, o time pode ficar em desvantagem.

Bons comandantes podem levar um time à vitória em Battlefield 4 (Foto: gamefront.com)Bons comandantes podem levar um time à vitória em Battlefield 4 (Foto: gamefront.com)

Ouça seu Comandante

Uma antiga função da série Battlefield está voltando no quarto capítulo: o Comandante. Além dos jogadores que participam da batalha ativamente, há ainda dois comandantes, um de cada lado, acompanhando toda a ação por uma visão aérea, como se fosse um título de estratégia. Com esse ponto de vista ele pode perceber melhor onde o time precisa que cada soldado esteja, então ouça o que seu Comandante tem a dizer, mesmo que não queira obedecê-lo, pois ele pode levar um time à vitória.

Marque seus inimigos

Sempre que vir um inimigo, marque-o usando o botão RT (Right Bumper) nas plataformas da Microsoft, R1 nas da Sony ou a tecla Q na versão para computadores. Sempre que você marca um inimigo ele fica visível para seus aliados também, então mesmo que você não consiga impedi-lo, ou mesmo seja abatido, o resto do time ainda estará ciente da posição dele.

Os veículos de Battlefield 4 são recursos valiosos em combate (Foto: pixelenemy.com)Os veículos de Battlefield 4 são recursos valiosos em combate (Foto: pixelenemy.com)

Aprenda a usar os veículos

Battlefield 4 traz uma chance de testar os veículos e aprender como controlá-los antes de partir para o combate online. Aproveite essa oportunidade para aprender bem antes de tentar pilotá-los numa partida real. Pode ser muito prejudicial para o time ter um piloto inexperiente, especialmente se o time adversário tiver bons pilotos.

Valorize os veículos

É importante dar valor aos veículos e não abandoná-los a menos que estejam prestes a explodir, muitas vezes sendo preferível explodir junto com eles. Isso porque é muito comum usuários abandonarem veículos quando eles ficam avariados, mas engenheiros adversários acabam consertando-os e transformando em uma arma contra seu time.

Nem Solid Snake se daria bem atacando sozinho em Battlefield 4 (Foto: cleamie.wordpress.com)Nem Solid Snake se daria bem atacando sozinho em Battlefield 4 (Foto: cleamie.wordpress.com)

Divirta-se

Como Battlefield 4 é focado em combates entre times, muitas vezes pode parecer que sua função é apenas obedecer ordens ou suprir as necessidades dos outros usuários, pois esse tipo de jogo não é para todos. Caso não esteja se divertindo e prefira confiar mais nas suas habilidades individuais, há outras séries mais voltadas para deathmatch (mata-mata) no mercado.

* Colaborou com a matéria: Rafael Monteiro
Via: www.techtudo.com.b