Oracle promete Java 9 mais leve

Em conferência dentro da feira EclipseCon, realizada na Califórnia, Estados Unidos, o arquiteto-chefe da plataforma Java, Mark Reinhold, informou ao mundo alguns dos objetivos da Oracle para o Java 9, próxima grande atualização da tecnologia que deve ser lançada oficialmente apenas em 2016.

Um dos principais pontos apontados pelo programador foi a modularidade. A ideia é transformar o Java em uma espécie de LEGO, permitindo aos desenvolvedores um maior controle do sistema, juntando apenas elementos essenciais da plataforma para um determinado tipo de uso.

A ideia básica é deixar o Java ainda mais seguro e garantir desempenho aprimorado. “A ideia geral é que haja acesso mais eficiente aos dados e um controle melhor sobre o layout de dados na memória a fim de atingir maiores performances”, descreveu Reinhold.

Java mais leve

Como explica o Computer World, o fato do Java se tornar modular permite aos desenvolvedores instalarem apenas as partes essenciais da plataforma para um determinado projeto. Atualmente, toda a plataforma precisa ser instalada, mesmo que ela não seja integralmente utilizada, o que acaba por sobrecarregar um navegador, por exemplo, durante a execução de um conteúdo que use a tecnologia.

Com isso, espera-se também que a nova versão desenvolvida pela Oracle seja mais leve. Sem dúvida, vai agradar 10 entre 10 pessoas que precisam acessar o site de um banco, por exemplo, mas veem o browser engasgar na hora de carregar a tecnologia de proteção, normalmente baseado no Java.

Via: canaltech.com.br