10 Melhores Frameworks PHP para projetos Web

Escolher um framework para seu próximo projeto PHP é a chave do seu sucesso. Siga o nosso conselho e escolha o que melhor lhe convier.

PHP é a mais popular linguagem de script do lado do servidor. Desde 1995, o tempo  foi introduzido e o nível de projetos web e suas complexidade cresceu enormemente. Frameworks PHP atender a demanda de uma forma estruturada de desenvolvimento. Neste artigo vamos fazer uma comparação e analisar 10 frameworks PHP mais populares para ajudá-lo a escolher o melhor para o seu negócio.

Benefícios de usar um framework PHP

Por que tantos desenvolvedores usam frameworks PHP? Não há nenhum problema “prós e contras”, eles simplesmente tornar a vida de um programador muito mais fácil! Como por exemplo…

  • Acelerar o processo de desenvolvimento,
  • Ajudá-lo a escrever um código bem organizado, estruturado e reutilizável,
  • Fornecer escalabilidade para seus projetos,
  • Seguir o padrão MVC (Model-View-Controller),
  • Estimular práticas de desenvolvimento web modernos, ou seja, programação orientada a objeto e outros paradigmas mais atuais.

Mas existem diferenças entre os melhores frameworks PHP? Vamos começar nossa contagem regressiva com ranking dos frameworks PHP para 2016 a partir do ponto de vista da empresa Kultprosvet.

frameworks-en-110
FuelPHP Framework

Sendo um framework ajustável PHP para full-Stark, FuelPHP suporta não apenas o padrão MVC regular, mas também a sua nova versão, HMVC (hierárquica MVC) sobre o nível de arquitetura. Ele tem uma classe opcional chamado Apresentador (anteriormente chamado de View Model) entre as camadas controlador e a visualização que detém a lógica necessária para gerar Views.

FuelPHP é modular e expansível, que cuida da segurança com a ajuda de recursos como entrada e filtragem URI e codificação de saída. FuelPHP vem com sua própria estrutura de autenticação, assim como muitas outras avançadas características e uma abrangente documentação.

9
Slim PHP framework

Slim também está entre os principais frameworks PHP como uma micro estrutura que equipa com tudo o que precisa para um projeto pequeno ou aplicações robustas.

Slim é usado por muitos desenvolvedores PHP para o desenvolvimento de APIs e serviços RESTful. Ele tem recursos como do lado do cliente HTTP caching, roteamento de URL, de sessão, criptografia e suporta mensagens “flash” através de solicitações HTTP também. Seu guia de usuário é agradável e fácil de ler.

8
Phalcon PHP framework

O Phalcon foi introduzido em 2012 e tornou-se popular entre os desenvolvedores PHP muito rapidamente. Phalcon é dito ser tão rápido como um falcão, pois é escrito em C e C++ para alcançar o mais alto nível de otimização de desempenho possível. Não se preocupe, você não tem que aprender a linguagem C, como a funcionalidade é exposta como classes PHP que estão prontos para usar para qualquer finalidade.

Sua arquitetura é otimizado em níveis baixos o que diminui notavelmente a sobrecarga, o que é típico de aplicativos baseados em MVC. Phalcon não só promove velocidades de execução, mas também reduz o uso de recursos. Este framework PHP é embalado com muitas características excelentes: auto carregador universal, gestão de ativos, segurança, tradução, caching, etc. É bem documentado sua estrutura e fácil de usar, você pode querer dar uma olhada.

Fato interessante sobre Phalcon: em 2014, foi o segundo melhor framework PHP para aplicações web de acordo com sitepoint.com. Se você olhar para o relatório de 2015 do, você vai ficar impressionado de como terrivelmente caiu fora das cartas.

frameworks-en-2

7
CakePHP framework

Apesar de ser um framework de dez anos de idade, CakePHP ainda continua a ser um dos mais populares. É fácil de aprender com templates rápido e ajustável. O recurso CRUD integrado é muito útil para a interação de banco de dados. Em sua última versão, CakePHP 3.x melhorou o gerenciamento de sessões e modularidade (desacoplando vários componentes), bem como ampliou a capacidade de criar mais bibliotecas independentes.

O CakePHP pode gabar-se de uma vitrine decente: ela alimenta os sites de marcas como BMW e Hyundai. Optar por CakePHP se você precisa para construir aplicações web com um alto nível de segurança, já que tem muitos recursos de segurança embutidos:

  • Validação de entrada,
  • Prevenção de injeção SQL,
  • XSS (cross-site scripting) prevenção,
  • CSRF (cross-site request forgery) protecção, etc.

6
Zend Framework 2

Zend Framework 2 é um framework open source para o desenvolvimento de aplicações web e serviços utilizando PHP 5.3+. Ele usa 100% código orientado a objeto e a maior parte dos novos recursos do PHP 5.3, ou seja, namespaces, late static binding, lambda functions e closures. Zend framework PHP é uma solução robusta e estável recheado com um monte de opções de configuração. Normalmente, não é recomendado para projectos mais pequenos mas excelente para os mais complexos.

Zend Framework 2 tem vários grandes características: ferramentas de codificação de criptografia, easy to use arrastar e editar contém suporte para tecnologias front-end (HTML, CSS, JavaScript), a depuração instantânea on-line e ferramentas de teste de unitário PHP, e um assistente de banco de dados conectado. Zend Framework foi desenhado com a metodologia Agile em mente, o que ajuda a produzir aplicativos de alta qualidade para clientes corporativos.

Parceiros Zend como IBM, Microsoft, Google e Adobe. Um ano atrás, Zend anunciou seu próximo grande lançamento – Zend Framework 3, que seria otimizado para PHP 7, ainda apoiar PHP 5.5 em diante. Comunidade espera que ele seja lançado, mas em abril de 2016 (o tempo que este post foi escrito) 3ª versão não estava disponível para download.

5
Yii 2 PHP framework

Ir para o framework Yii para impulsionar o desempenho do seu site. É mais rápido do que outros frameworks PHP. Yii 2 é completamente orientada a objeto, e é baseado no DRY (Don’t-Repeat-Yourself), por isso ele tem uma base de código limpo e lógico.

Yii 2 é integrado com jQuery, e ele vem com um conjunto de funcionalidades AJAX ativado. Ele implementa mecanismos de fácil uso, por isso pode ser uma ótima opção para front-end. Ele também tem um código de classe poderoso gerador de chamada Gii que promove a programação orientada a objetos e prototipagem rápida, bem como fornece uma interface baseada na web que ajuda a interativamente e gerar o código que você deseja.

frameworks-en-34
PHPixie framework

PHPixie é uma relativamente nova solução, que foi introduzido em 2012 para construir uma estrutura de alto desempenho para sites “somente leitura”. PHPixie também implementa o padrão de projeto HMVC. É feito de independentes componentes que podem ser utilizados sem a própria estrutura. Os componentes PHPixie são 100% testados e requerem dependências mínimas.

O site oficial PHPixie tem um tutorial que afirma que você pode aprender o framework em meia hora, e seu blog também descreve uma série de casos de usos práticos. Entre suas características existem ORM (mapeamento objeto relacional), cache, validação de entrada, autenticação e autorização padrão. PHPixie também permite que você use a linguagem de marcação HAML, permite a migração do esquema, e tem um sistema de roteamento sofisticado.

Curiosidade sobre PHPixie – de acordo com o levantamento de Sitepoint 2015, é o framework PHP favorito dos desenvolvedores ucraniano. A equipe de Kultprosvet também está localizada na Ucrânia, mas não podemos chamar PHPixie nosso número um, ha-ha.

3
CodeIgniter PHP framework

CodeIgniter é um framework de dez anos de idade, PHP leve, com um processo de instalação muito simples que requer apenas uma configuração mínima, para que você não enfrente qualquer aborrecimento. Podemos chamá-lo de uma escolha agradável se você gostaria de evitar versões do PHP “conflito”, como ele funciona em plataformas de hospedagem perfeitamente em quase todos serviços compartilhado e dedicada.

CodeIgniter não é completamente baseado no padrão de desenvolvimento MVC. Utiliza classes Controller como obrigação, mas Models e Views são opcionais, e você pode usar suas próprias convenções de codificação e nomenclatura. Sim, CodeIgniter dá liberdade excepcional para programadores. É uma estrutura enxuta 2 MB, no entanto, você pode adicionar plugins de terceiros, se você precisa funcionalidades mais complexas.

2
Symfony 2 PHP framework

Os componentes do Symfony 2 são utilizados por muitos projetos impressionantes, como o Drupal 8 CMS , ou o phpBB software de fórum, e Laravel – o nosso (alerta de spoiler!) framework favorito – também depende dele. Symfony tem uma extensa comunidade de desenvolvedores e um monte de torcedores apaixonados.

Componentes Symfony são bibliotecas reutilizáveis PHP que podem ser usados para completar tarefas diferentes: a criação de formulários, a configuração do objeto, roteamento, autenticação de templates e muitos outros. Você pode instalar qualquer um dos componentes com o gerente de dependência. O site do Symfony tem o Showcase, onde pode lhe dar uma visão sobre os projetos realizados com a ajuda deste framework.

Acabamos de vir para o nosso principal indicação – “O melhor framework PHP”.

frameworks-en-4Finalmente, chegamos ao nosso vencedor, com o nome mais bonito – Laravel! E não estamos só: pesquisa recente do Sitepoint que mostrou que é o framework mais popular de 2015. Apesar de ser um relativamente um framework novo (que foi lançado em 2011), Laravel tem um enorme ecossistema. Ele tem documentação quase perfeito e ainda mais – Laracasts que são tutoriais screencast.

Laravel tem uma série de características que tornam o desenvolvimento rápido de aplicações possível. Laravel tem seu próprio mecanismo de modelagem leve chamado de “Blade”, a sintaxe elegante que facilita as tarefas executadas com frequência: autenticação, sessões filas, caching e roteamento RESTful. Laravel compreende também um ambiente de desenvolvimento local chamada “Homestead“, que é Vagrant e fornece uma maneira simples e elegante para gerenciar e provisionar máquinas virtuais.
Via: kultprosvet