Primeira programadora do mundo


ada lovelace
A primeira programadora do mundo foi a Condessa de Lovelace, Ada Augusta Byron King. Além de ser a primeira mulher a programar, foi também quem escreveu o primeiro programa de computador da história em 1843, esse algoritmo calculava A sequência de Bernoulli (Lei dos grandes números) na máquina analítica de Charles Babage.
A sequência de Bernoulli afirma que a aproximação pela frequência relativa tende a melhorar quando o número de observações aumenta. Essa lei reflete uma noção bastante simples apoiada pelo senso comum: Uma estimativa probabilística baseada apenas em umas poucas observações pode apresentar grande divergência, mas com um número crescente de observações a estimativa tende a ser cada vez com menor erro (precisão). Por exemplo, seja X uma variável aleatória que representa o lançamento de uma moeda honesta, no qual X(cara)=1 e X(coroa)=0  Se lançarmos essa moeda n vezes então temos que a média aritmética dos valores observados tendem a 1/2, ou seja, tendem a  E[X]. A lei dos grandes números nos diz que a média aritmética dos valores observados tendem a esperança da variável aleatória.
Tudo começou com Ada e hoje vemos que a programação pode ser usada em infinitas aplicações. Uma área dominada por homens teve como pontapé inicial uma mulher. Obrigado, Ada King.

Fontes: Info Escola.
Portal Action.