Expanda sua mente e veja o mundo com outros olhos

Meu maior objetivo é fazer vocês enxergarem que não existe verdade absoluta e que o certo e errado pode ser relativo. Procurem não julgar as pessoas principalmente aquelas que você se quer conhece, é importante entender que nem sempre a forma que encaramos o mundo é necessariamente a mais correta. Quando eu digo “Expanda sua mente e veja o mundo com outros olhos“. Eu tenho a intenção de mostrar que você tem que aprender coisas novas todos os dias, a seguir irei falar algo que pode lhe dar vantagens sobre isso.

Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógicos-racionais ou simbólicos para induzir alguém aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. As quatro técnicas que você vai aprender agora e elas giram entorno disso.

Reciprocidade

Toda vez que você faz algo gentil por alguém e quem recebe a gentileza, acaba sentindo-se na obrigação de retribuir essa ação na próxima vez, uma prova disso é quando você tá com dificuldade em alguma matéria na universidade e um amigo lhe ajuda ou quando você sai com a galera e ele paga a conta para você, muito provavelmente você vai ouvir do seu amigo que da próxima vez ele pagaria. Existe um vídeo muito famoso que retrata  “reciprocidadeobserve o trabalhador de colete no início do vídeo e no final do vídeo.

Provavelmente você já viu várias plataformas online para arrecadar fundos para seus projetos como kickante e valkinha, infelizmente quase sempre essa estratégia de arrecadar dinheiro não funciona muito bem, por que em grande parte dos casos as pessoas primeiro pedem ajuda sem oferecer nada em troca antes, tenha em mente que quando eu falo em dar algo em troca, eu não necessariamente me refiro a algo material. Muitas vezes o simples fato de você ser atencioso com uma pessoa já é o suficiente para deixar muito mais interessada de contribuir com suas ideias…

Resumindo…

Ofereça primeiro para depois perceber algo em troca conforme o vídeo acima!

Dinheiro compra tudo

Muita gente acha que dinheiro pode comprar tudo, inclusive favores. Embora podemos encontrar diversas pessoas ao redor do mundo que se vende por quaisquer trocado, nem todo mundo é movido pela força do dinheiro e isso acontece por dois motivos básicos.

Ou essas pessoas não dão muito valor as coisas materiais ou ela já tem muito dinheiro e não precisa se vender em troca de favores“, nesses casos focar em outros valores para obter favores pode ser uma ótima opção.

Por exemplo:
Se você chegar perto de um professor de inglês que cobra 500$ reais por mês para dar aula e você perguntar se ele pode te ensinar por 100$ reais. Provavelmente sua chance de aprender inglês com ele não será muito boa, no entanto se você diz que precisa muito aprender inglês, mas que não tem condição de pagar 500$ reais, muito provavelmente ele pode dar aula e lhe ajudar sem cobrar quase nada. Porque nesse caso o dinheiro não será mais a motivação dele mas sim o fato de tá ajudando alguém a crescer na vida como em algum momento na vida alguém o ajudou.

Conformidade

O ser humano tem uma forte tendência de concordar e seguir o pensamento das grandes massas, é muito comum ver uma pessoa fazer algo apenas por que varias outras estão fazendo a mesma coisa… Alguns hotéis por exemplo querendo economizar água e luz colocaram a seguinte mensagem em seus banheiros…

hotel
“75 % dos nossos hóspedes pensam no meio ambiente e reutilizam suas tolhas, seja consciente faça parte desses 75%”. Essa simples mensagem faz com que a reutilização dessas tolhas aumente em cerca de 50%

Interação

Quando você interage com as pessoas, você na verdade tá vendendo suas ideias, seu talento, produto, suas experiências, sua imagem e por ae vai… E essa é uma oportunidade fantástica de conseguir as coisas que você deseja. Aproveite suas interações para criar situações onde todo mundo sai ganhando e se sinta feliz, quando você alinha seus interesses com o interesse de outras pessoas e cria uma espécie de relação com elas… Tudo fica mais fácil e simples de se conseguir seus objetivos de ambas as partes.

Referencias pessoas e alguns pensamentos de marcio valentim que vinha lendo.