Criador da W3C – Estudou ciência da computação

Berners Lee é um cientista da computação britânico que inventou a World Wide Web.

Timothy John Berners Lee nasceu em 08 de junho de 1955 e cresceu em Londres. Ele estudou física na Universidade de Oxford e se tornou um engenheiro de software.

Em 1980, enquanto trabalhava no CERN, o Laboratório de Física de Partículas Europeia em Genebra, ele descreveu pela primeira vez o conceito de um sistema global, com base no conceito de “hipertexto”, que permitiria que os investigadores em qualquer lugar para compartilhar informações. Ele também construiu um protótipo chamado “Enquire”.

Em 1984, Berners Lee voltou ao CERN, que foi também o lar de um grande nó Europeia Internet. Em 1989, Berners Lee publicou um artigo chamado “Gestão da Informação: Uma Proposta”, em que ele se casou-se hipertexto com a Internet, para criar um sistema de partilha e distribuição de informação não apenas dentro de uma empresa, mas globalmente. Ele a chamou de a World Wide Web.

Ele também criou o primeiro navegador e editor. Primeiro site do mundo, http://info.cern.ch, foi lançado em 6 de agosto de 1991. Ele explicou o conceito World Wide Web e deu aos usuários uma introdução para começar a trabalhar com os seus próprios sites.

Em 1994, Berners Lee fundou o World Wide Web Consortium no Laboratório de Ciência da Computação (LCS) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston. Ele serviu como diretor do consórcio desde então. Ele também funciona como um cientista de pesquisa sênior da LCS que agora se tornou a Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial.

Via. BBC